Morte de Jorge Lafond,à Vera Verão da Praça é Nossa, completa 15 anos!

15 anos se passaram sem Jorge Lafond!
Jorge Luiz Souza Lima, mais conhecido pelo seu nome artístico "Jorge Lafond."
Foi um ator, comediante, dançarino e drag queen brasileiro. Sua principal personagem foi à grande diva Vera Verão.
Aos seis anos de idade Jorge Lafond já tinha a consciência de que era homossexual. Em uma entrevista à revista Raça, disse: "As pessoas falavam que ser gay era uma coisa muito feia, e eu ficava com a cabeça tontinha. Mas o medo de meus pais descobrirem era tão grande que eu procurava andar na linha e estudar bastante."
Lafond teve uma infância pobre, o pai abandonou a família quando ele era ainda muito novo e aos dez anos de idade, Jorge já trabalhava das 9 h às 17 horas numa oficina mecânica e nos fins de semana, ia com a mãe trabalhar em um parque de diversões.
Contra todas as possibilidades, passou e formou-se em teatro pela Uni-Rio. Estudou balé clássico e dança afro, chegando a trabalhar com Mercedes Batista.
Como dançarino trabalhou em muitos cabarés do Rio de Janeiro, desde a Praça Mauá até Copacabana, abria os shows da meia-noite na boate Flórida, boate Escandinávia, boate Barbarela e terminava a noite na boate Kiss, em Irajá, às 5h da manhã.
Em 1974 passou a fazer parte do corpo de bailarinos do Fantástico, na Rede Globo. Dali em diante, atuou em vários programas da emissora e foi ainda coreógrafo do programa do Faustão, além de aparecer também em filmes e novelas. Contudo, foi em outra emissora que sua carreira ganhou imensa visibilidade, no programa A Praça é Nossa, do SBT, em que atuou por 10 anos como Vera Verão.
Mais que um simples humorista ou dançarino, Lafond chamava atenção por conquistar a simpatia de milhões de brasileiros em um período que o preconceito contra homossexuais era ainda mais intenso do que hoje.
Em 1998, por exemplo, na mesma semana em que a novela Torre de Babel afastava um casal gay da trama por conta da rejeição do público, Lafond fazia a alegria do público em um bate-papo descontraído no programa de Hebe Camargo.
Fez história também no Carnaval, ao desfilar, em 1990, como destaque da escola de samba Beija-Flor, que trazia o samba enredo "Todo mundo nasceu nu". Lafond apareceu no alto de um carro alegórico totalmente nu, apenas com uma camisinha, devidamente enfeitada, no pênis. Foi a primeira vez em que o destaque da nudez carnavalesca foi dado a um homem, mas o artista repetiria o feito em outros anos, chamando sempre a atenção por sua beleza marcante e seus quase 2 metros de altura.
Era um grande fã do período carnavalesco, participando de vários desfiles ao longo de sua trajetória.
E não poupava esforços na data: chegou a perder dez quilos para viver um pajé na comissão de frente da Beija-Flor e ajudar a escola a conquistar o título carioca em 1998. Na ocasião, apareceu com o corpo coberto apenas por purpurina, graças ao enredo Todo Mundo Nasceu Nu.
Em seus últimos carnavais, desfilou pela Imperatriz Leopoldinense no Rio e a Unidos de São Lucas em São Paulo, quando a escola teve o enredo Humor, Humoral, Humorizado: Nóbrega e os Filhos do Riso.
Em 2001, Jorge Lafond se envolveu em polêmica com militantes do Grupo Gay da Bahia (GGB) e do Grupo de Gays Negros da Bahia, ao participar de uma campanha do Ministério da Saúde para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, pois, segundo os ativistas, associar a imagem de Vera Verão a esse tipo de chamada era um reforço de estereótipos homossexuais negativos. No entanto, o artista sempre considerou importante que essas campanhas de conscientização fossem feitas justamente por pessoas do meio #LGBT, para que o apelo fosse direcionado.
O período que antecedeu seu falecimento foi cercado pela depressão. Um episódio triste ocorreu em novembro de 2002, na ocasião de um quadro no programa Domingo Legal, no SBT. No dia 10 de novembro, Lafond participaria da brincadeira "Homem x Mulheres" como Vera Verão, no time das mulheres, mas foi retirado do palco a pedido do padre Marcelo Rossi, que havia dito não se sentir à vontade para cantar no programa e dividir o espaço com um homossexual praticante do candomblé.
Em sua última entrevista ao TV Fama ele disse: "Estava fazendo o Programa do Gugu [Domingo Legal] numa boa. Teve a entrada do Padre Marcelo Rossi, mas não sei por que, viraram para mim e falaram assim: 'Lafond, tira essa roupa, coloca uma de homem e depois você volta'. Eu falei: 'Ué? Tá bom'. Fui ao camarim e não troquei, porque não tinha roupa de homem, só de mulher. O que eu fiz? Simplesmente, quando o padre se retirou, eu voltei à cena.", contou em entrevista ao TV Fama, à época. Rossi sempre negou as acusações.
Mesmo magoado, Jorge lidava com a situação com seu mesmo jeito de sempre: "Eu vou vestir uma roupinha e vou até o Vaticano fazer uma denúncia!".
Mais o episódio se juntou ao quadro de stress pelo qual o artista, que sofria de hipertensão, passava. Uma semana depois, ele acabou internado por conta de problemas cardíacos, enquanto enfrentava, ao mesmo tempo, a depressão.
Após o acontecido, Lafond esteve duas vezes no hospital, sofrendo uma parada cardiorrespiratória no dia 28 de dezembro de 2002. Além disso, apresentou complicações renais e precisou fazer diálise, mas seu corpo não suportou e seu fim deu-se com um fulminante infarto e posterior falência múltipla dos órgãos no dia 11 de janeiro de 2003, à 1h40 da manhã.
Seu corpo foi levado de São Paulo para o Rio de Janeiro e o sepultamento no Cemitério do Irajá foi acompanhado por cinco mil pessoas. Fãs levaram cartazes e faixas para homenageá-lo e fecharam a cerimônia com uma salva de aplausos. No mesmo ano, a escola de samba Acadêmicos do Cubango criou o "Troféu Jorge Lafond", com o intuito de premiar, extra-oficialmente, os destaques do carnaval carioca, concedendo o primeiro troféu em 2005 a Unidos do Uraiti.
O artista sempre será lembrado por seu legado, sendo uma das mais importantes personalidades LGBT da televisão brasileira e o responsável por conferir uma visibilidade duradoura à arte transformista no país.


You Might Also Like

0 comentários

QUATRO ESTAÇÕES!

QUATRO ESTAÇÕES!
Renda Extra? Faça já o seu cadastro!Clique Aqui!

Pesquisar este blog

Visitantes

Anuncio !

Anuncio

NOSSOS FÃNS